Aromaterapia: é assim que funciona

Aromaterapia: é assim que funciona

A aromaterapia utiliza fragrâncias naturais para aliviar o desconforto. Por exemplo, óleo de melaleuca, óleo de rosa, lavanda ou sálvia são usados. Esses óleos não são apenas um tratamento para o nariz.

 

Eles também podem aliviar muitas doenças físicas e ter um efeito positivo no humor. É disso que a aromaterapia se aproveita. Leia aqui como funciona a aromaterapia e para que é utilizada.

Como funciona a aromaterapia?

O uso de óleos essenciais para curar certas doenças ainda era comum na Idade Média. O conhecimento foi perdido ao longo dos séculos. Foi somente no século 20 que o poder curativo dos óleos aromáticos foi redescoberto. O verdadeiro fundador da aromaterapia foi o médico francês Jean Valnet, que publicou o primeiro livro médico sobre o assunto em 1964.

A aromaterapia funciona principalmente por meio do perfume que penetra na membrana mucosa olfatória através do nariz e viaja de lá para o sistema límbico no cérebro. Lá, as moléculas de cheiro garantem a liberação de substâncias mensageiras analgésicas e endorfinas que iluminam o humor.

Diferentes efeitos são atribuídos aos vários óleos vegetais essenciais:

  • a hortelã-pimenta, a camomila e a bergamota têm um efeito analgésico;
  • a alfazema e a erva- cidreira alivia as cólicas, o tomilho e o limão alivia a tosse;
  • o cravo-da-índia e a salva têm um efeito antibiótico e desinfetante;
  • a tangerina, rosa e gerânio, por exemplo, são considerados intensificadores do humor;
  • o alecrim e o tomilho têm um efeito calmante, enquanto o eucalipto e o capim-limão aumentam a concentração.

Os óleos essenciais podem ser removidos das flores e folhas das plantas por destilação. As essências altamente concentradas evaporam no ar em pouco tempo. Eles não são solúveis em água, mas podem ser bem diluídos nos chamados emulsificantes, como óleo de amêndoa, creme, leite ou mel.

Como é usada a aromaterapia?

Existem diferentes usos na aromaterapia. O mais conhecido é o uso de uma lâmpada de aroma. Dependendo do óleo, pode ter um efeito revigorante e calmante.

Na água do banho, o efeito do perfume é combinado com o efeito dos ingredientes através da pele. Para que os óleos não flutuam na superfície da água e evaporem, não devem ser jogados direto na água do banho, mas antes misturados com um pouco de creme, mel ou leite. Os banhos de pés também são bons para a aromaterapia.

A inalação é particularmente adequada para doenças respiratórias. Para um enxaguatório bucal, óleos antibacterianos como hortelã-pimenta, rosa ou óleo de eucalipto são particularmente adequados.

As massagens com óleos essenciais têm um duplo efeito: por um lado através do perfume, por outro também através do toque direcionado. Isso leva a uma melhor circulação sanguínea. 

A tensão e os bloqueios são liberados e a dor é aliviada. Uma massagem da zona reflexa dos pés é particularmente recomendada, uma vez que os órgãos internos também são tratados estimulando as zonas reflexas.

A aromaterapia também pode ser realizada com compressas. Dependendo dos sintomas, compressas quentes (tensão, cãibras) ou frias (febre, queimaduras de sol, dor de cabeça) são adequadas para isso .

Para quem é a aromaterapia?

Em geral, a aromaterapia é adequada para pessoas de todas as idades. Pode ser usado para prevenção, mas também como terapia de acompanhamento para doenças graves. 

Os óleos essenciais são remédios, portanto a dosagem e o uso devem ser cuidadosos. Basicamente, as essências fragrâncias geralmente não são usadas sem diluição. 

A pureza dos óleos também é importante. Os óleos sintéticos não têm ingredientes curativos além da fragrância artificial. Portanto, apenas óleos 100% naturais são eficazes.

Cuidado! As mulheres grávidas devem discutir o uso da aromaterapia com um médico ou parteira com antecedência. O mesmo se aplica ao tratamento de bebês e crianças pequenas.

Para descartar possíveis reações alérgicas, recomenda-se um teste de alergia antes do uso: coloque uma gota de óleo na parte interna do cotovelo e observe se ocorre alguma reação na pele. Caso contrário, nada impede a aromaterapia com este óleo.