Como aprender francês em casa?

Como aprender francês em casa?

Aprender francês virou uma necessidade em muitas áreas de trabalho. Afinal, atualmente, saber somente inglês já não é um grande diferencial. 

O francês é uma língua importante e existem várias razões para você aprender francês na sua casa. 

Parece difícil? Depois desse artigo, você vai entender porque aprender francês em casa é importante e mais fácil do que você imagina. Confira! 

 

  • Por que aprender francês é importante atualmente? 

 

Se você pensa em investir em seu currículo para conseguir um bom emprego, saiba que aprender francês pode fazer toda a diferença. 

Para começar, existem muitas empresas francesas, com sede no Brasil. Empresas como Renault, Peugeot, Carrefour e L’Oreal possuem sede no país. 

Mas, isso é só para citar algumas multinacionais, pois, há, de fato, mais de 1000 empresas francesas atuando no Brasil, de acordo com dados da Câmara do Comércio Exterior, vinculada ao Ministério da Economia. 

Essas empresas dão emprego a mais de 500 mil trabalhadores no Brasil, sendo a grande maioria, brasileiros. 

Mas, a comunicação com as matrizes é feita, muitas vezes, na língua de origem, ou seja, o francês. 

Existem outras razões pelas quais porque aprender francês nos dias de hoje é importante. 

A língua francesa é o idioma oficial de 29 países pelo mundo. Portanto, se você pretende buscar uma vaga em um país fora do Brasil, o francês é a segunda língua mais falada no mundo, perdendo só para o inglês. 

Grandes organizações humanitárias, tais como a UNESCO e até o Comitê Olímpico Internacional (COI) tem sede em países que falam francês, fora da França. 

Ou seja, se você pretende, um dia, trabalhar nesses lugares, falar francês fluentemente é essencial. 

Além de todas essas razões, há também o fato que a França possui grandes universidades. E se você pretende fazer um curso de francês em São Paulo, uma faculdade, especialização, mestrado ou doutorado no país, vai precisar falar francês. 

Só para se ter uma ideia, há mais de 3.500 instituições de ensino superior na França, públicas e privadas. Para quem deseja ter boa formação na área de artes, história e gastronomia, estudar na França é mandatório. 

 

  • Como estudar francês em casa? 

 

Agora que você já sabe da importância de se estudar francês, vamos falar sobre como você pode fazer isso, sem sair da sua casa. 

Afinal, em tempos de pandemia, em que o isolamento social é incentivado, poder estudar na sua própria casa, sem dúvida, é um bônus. 

Primeiramente, você deve procurar um bom curso de francês online. Existem várias opções, mas é essencial buscar um curso renomado, com bons professores e que te permita tirar dúvidas, sempre que possível. 

Depois, reserve um local da sua casa, propício para estudar. Embora seja muito gostoso ficar deitado na cama com a TV ligada, seu aprendizado certamente será melhor se você for acessar as aulas em um local mais quieto. 

Veja, também, em sua agenda, quantos dias e quantas horas na semana você consegue se dedicar a isso. É importante estabelecer uma rotina: assim, você conseguirá ver o progresso no aprendizado. 

Por último, busque filmes, séries em francês, bem como canais de notícias. Pode ser que, no início, você não entenda absolutamente nada. Mas, com o passar do tempo, os sons vão se familiarizando. 

Você pode, no início, botar o som em francês e as legendas em português. À medida que for evoluindo no aprendizado, troque as legendas para francês, até conseguir ver o que deseja sem legendas. 

Isso é possível em aplicativos de streaming, como a Netflix, mas também você pode escolher vídeos no Youtube, alguns com legenda, o que certamente impulsiona seu aprendizado. 

Assim, escolhendo um bom curso de francês, com tempo e rotina estabelecidos e acompanhando séries, filmes e vídeos em francês, certamente, em algum tempo, você já estará fluente no idioma. E tudo isso, porque você decidiu aprender francês em casa!