Conte com o ar condicionado para mais conforto!

Conte com o ar condicionado para mais conforto!

Que o ar condicionado proporciona bem estar por manter um ambiente climatizado e temperaturas amenas, você já sabe. O que muitos ainda não sabem é que este conforto térmico proporcionado pelo aparelho afeta positivamente a saúde física e mental das pessoas, tendo influência no modo como agem, pensam e se comportam. 

 

É comprovado que homens e mulheres têm um nível maior de produtividade dependendo da temperatura do ambiente. O estudo que comprovou a eficiência do conforto térmico foi realizado em 2019, no Centro de Ciências Sociais de Berlim e da Universidade do Sul da Califórnia e ainda indica que a temperatura ideal não é o mesmo para todas as pessoas.

 

Mais do que aumentar o desempenho no trabalho ou estudos, um ambiente climatizado traz melhoras no bem estar e na saúde física e mental das pessoas. Vamos conhecer um pouco mais sobre conforto térmico, como esse recurso melhora o dia a dia e ainda como deixar o ambiente climatizado. 

 

O que é conforto térmico?

 

Conforto térmico consiste na satisfação física e mental das pessoas em relação a temperatura do ambiente que estão. Ou seja, uma pessoa que tem esse conforto não está com calor e nem com frio, está confortável.  

 

Este fator não está relacionado somente a temperatura do ar, mas também inclui outros aspectos, que podem ser ambientais e/ou pessoais. Umidade, velocidade do ar, vestuário, isolante térmico das roupas, calor metabólico, entre outros, são alguns exemplos que interferem diretamente no conforto térmico das pessoas, também conhecido como ambiente térmico humano.

Porém o conforto térmico é diferente para alguns grupos de pessoas. Segundo o estudo citado acima, mulheres ficam mais confortáveis em ambientes mais quentes, já os homens, preferem um local mais frio. 

 

 Benefícios do conforto térmico 

 

É fácil perceber os benefícios do conforto térmico tanto no ambiente de trabalho, escolas, quanto em casas. Todos já passamos por situações em que está muito quente em um local ou muito frio e nos sentimos bastante desconfortáveis. O que muitos não sabem é que esse desconforto térmico afeta não só aspectos físicos das pessoas, mas também mentais. 

 

Esse fator eleva a irritabilidade, cansaço, desidratação, diminui o foco e atenção e aumenta o estresse. Em ambientes com frio excessivo, há o aumento de movimentos involuntários do corpo para se aquecer, desde tremores até problemas respiratórios. Já o calor excessivo pode resultar em sintomas, como irritação, falta de disposição, desidratação e sudorese. Além de afetar a saúde, o conforto térmico ainda afeta a mente das pessoas, aumentando a produtividade dos profissionais e diminui o risco de erros em suas atividades.

 

Como proporcionar conforto térmico ?

 

O conforto térmico é uma condição física e mental que é diferente para cada pessoas. Porém, ter um ambiente ventilado, com com saídas de ar, janelas bem posicionadas, materiais na construção e um local que não super aqueça, por exemplo, faz toda a diferença no dia a dia. Tanto quem tem ambientes residenciais, quanto comerciais deve prestar atenção nesses grandes detalhes  na hora de construir ou reformar.

 

Há esses fatores “naturais” que afetam no conforto térmico, mas também é possível deixar o ambiente mais confortável de forma artificial, como com aparelhos. 

 

O ar condicionado é muito utilizado para melhorar o bem estar das pessoas e proporcionar mais conforto. É um aparelho que climatiza, deixa a temperatura do local mais amena e ainda purifica o ar. Vamos ver como o ar condicionado ajuda no conforto térmico.

 

Conforto térmico x ar condicionado 

 

Como dizemos, uma forma de melhorar o conforto térmico de um ambiente é utilizando um ar-condicionado. Um bom aparelho, usado de forma correta, permite uma temperatura controlada, reduz a umidade do ar que processa e ainda purifica o  ambiente. O que proporciona um local mais agradável para o dia a dia e melhorar ainda mais a sensação térmica.

Os sistemas de refrigeração e climatização refrigeram ou aquecem o ambiente, dependendo da necessidade do local. Esse funcionamento garante um clima ameno, confortável e aconchegante. Ainda podem ser usados no modo ventilação. 

Lembrando que se for bem usado e com a manutenção de ar condicionado feita regularmente, o aparelho não prejudica a saúde. Pelo contrário, traz mais benefícios do que malefícios. Por purificar e reduzir a umidade do ar, o uso desse aparelho pode ser uma ótima solução para aqueles que sofrem com problemas respiratórios. 

 

Qual a temperatura ideal? 

Segundo a Anvisa, a temperatura ideal está entre os 22ºC aos 24ºC para todas as estações do ano.