Cuidados ao comprar móveis online na Black Friday

Cuidados ao comprar móveis online na Black Friday

A data anual dos descontos oferece oportunidades de economizar ao mobiliar a casa, mas também traz alguns riscos. Saiba como evitá-los com esses 5 cuidados que você deve tomar ao comprar móveis online na Black Friday.

A sexta-feira das promoções e ofertas está chegando e com ela se aproximam chances únicas de comprar novos móveis com preços reduzidos. Porém, entre as pechinchas da Black Friday, escondem-se problemas e riscos que costumam resultar em reclamações.

Conforme divulgado pelo Reclame Aqui, na edição de 2019 da Black Friday, cerca de 8.830 queixas de consumidores foram publicadas na plataforma. O número corresponde às reclamações registradas no site entre o intervalo de 11h do dia 27 até o final do dia 29 de novembro.

Em artigo, o Reclame Aqui expõe que dentre os principais motivos de reclamação estão: propaganda enganosa, problemas no momento de finalizar a compra e divergência entre os valores apresentados nas ofertas.
Além dos citados acima, outros transtornos como golpes e fraudes também se fazem presentes na época da Black Friday.

Felizmente, com algumas atitudes de segurança é possível fugir desses problemas e aproveitar a Black Friday para adquirir os móveis que faltam em seu lar. Vamos abordar algumas delas a seguir, acompanhe!

 

5 cuidados que você deve tomar ao comprar móveis online na Black Friday

Diante das promoções da Black Friday, é fácil perder o foco e adquirir produtos por impulso. Por isso, recomendamos que seja feita uma lista das peças de mobília que precisam ser compradas. Isso ajuda a evitar gastos desnecessários e auxilia a manter o foco na hora das compras.

Além disso, a lista permitirá que você cumpra o seguinte cuidado ao comprar móveis online na Black Friday:

1. Observe os preços dos móveis antes da Black Friday

Uma das formas de fugir das propagandas enganosas e dos falsos descontos é ficar de olho no histórico de preços dos móveis que se pretende comprar.

Com essa medida é possível perceber se houve a “maquiagem de preços”, prática de aumentar o valor do produto antes da Black Friday para criar a ilusão de desconto.

O PROCON-SP aconselha que sejam feitos prints da página com o preço a fim de acompanhar e registrar as mudanças no valor. O órgão também indica o uso de sites e aplicativos que comparam preços.

Dentre os mais famosos está o Buscapé, onde é possível consultar a variação de valores e até criar alertas para ser avisado quando o produto atingir um determinado preço.

2. Busque por promoções e informações nos canais oficiais da loja

Durante a Black Friday é comum que nossa caixa de entrada fique repleta de e-mails com promoções tentadoras. Semelhante fenômeno ocorre nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Infelizmente, muitos golpistas aproveitam a data para enviar falsas ofertas por meio de links que parecem legítimos com objetivo de enganar os consumidores. Tais links costumam direcionar o internauta para sites falsos que visam coletar informações para fins maliciosos.

Portanto, não compre através de links enviados por e-mail, redes sociais ou aplicativos de conversas. O ideal é visitar o site oficial da loja, conferir se a oferta anunciada realmente existe e efetuar a compra lá.

3. Fique atento a alterações no preço durante a compra

Outro problema recorrente nas edições passadas da Black Friday foi a variação do preço ao longo do processo de compra.

Isso ocorre quando o valor inicial anunciado é diferente do que consta no carrinho de compras ou na página de pagamento.

A melhor forma de se proteger contra esse tipo de transtorno ao comprar móveis online na Black Friday é registrar cada passo da compra e checar os dados com muita atenção.

4. Confira as características do móvel e se planeje para a compra

Em meio a atmosfera frenética de descontos e oportunidades de economizar criada pela Black Friday, é comum se deixar levar e comprar móveis sem o devido planejamento.

O resultado dessa atitude é uma série de surpresas desagradáveis ao perceber que o móvel não é aquilo que se esperava.

A fim de minimizar as chances de que isso aconteça, listamos alguns cuidados específicos que você deve tomar ao comprar móveis online na Black Friday:

Anote as medidas do cômodo

Faça a medição do ambiente onde o móvel ficará com antecedência. Assim, você poderá estimar as dimensões máximas que o produto pode apresentar sem prejudicar o funcionamento e circulação do cômodo.

Não se baseie apenas nas imagens

Não escolha somente com base nas imagens. Embora cumpram um importante papel para ilustrar a aparência do móvel, elas não substituem a leitura atenta da ficha técnica.

Leia atentamente a ficha técnica

Reserve um tempo para ler e reler as especificações técnicas do móvel, pois elas contêm a relação das principais características do produto.

Altura, largura, profundidade, peso total suportado, material, entre outras informações essenciais ao comprar móveis em lojas virtuais devem constar na ficha técnica.

Observe as resenhas

Visite a seção de comentários e avaliações do móvel desejado. Acompanhe as opiniões de quem já adquiriu o produto e reflita sobre a qualidade do mesmo.

5. Informe-se sobre as políticas de entrega e troca da loja de móveis

Cada loja apresenta, em algum local de seu site, uma página dedicada a informar ao consumidor suas políticas e termos de serviço.

Essas informações esclarecem como a loja procede perante situações específicas, como a troca e devolução de um produto, por exemplo. Além disso, questões como prazo de entrega, frete, formas de pagamento, parcelamento, entre outras também possuem suas respectivas políticas.

Conhecê-las é importante para saber, com antemão, como agir e quais condições devem ser cumpridas para evitar dores de cabeça relativas ao móvel comprado na Black Friday.

Esse, assim como os outros cuidados que abordamos em nosso post, pode ser aplicado ao comprar outros produtos durante a Black Friday 2020.

Com cautela e planejamento, você poderá aproveitar ao máximo as promoções sem cair em fraudes.

O que achou das nossas dicas para evitar problemas nessa sexta-feira de descontos? Compartilhe nosso post com seus colegas que também querem comprar móveis online na Black Friday!