O que é Fitoterapia? 

O que é Fitoterapia? 

O que é Fitoterapia? 

Para explicar o que é a fitoterapia, é importante contextualizar o fato de muitas plantas serem ricas em nutrientes e compostos biologicamente ativos com efeitos terapêuticos. Assim, a fitoterapia está associada ao estudo desses componentes e sua utilização para a cura e melhoria do funcionamento do corpo humano.

 

Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre a técnica, como ela funciona e seus benefícios. Porém, o conteúdo será aprofundado com a disponibilização de um conceito e exemplo de fitoquímicos, composto ativo presente nas plantas com importantes efeitos protetores.

O que é Fitoterapia? 

O que é fitoterapia

A fitoterapia é uma técnica que estuda as funções terapêuticas de plantas e vegetais para a prevenção e tratamento de doenças. Médicos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e outros profissionais são treinados para recomendar medicamentos fitoterápicos a seus pacientes para melhorar o corpo, ajudar no combate a doenças e prevenir problemas de saúde.

 

Como surgiu

O termo é de origem grega: “fiton”, que significa “vegetal”, e “terapia”, que significa “cura”. Assim, a técnica é baseada na cultura milenar de usar as plantas para o cuidado com a saúde.

 

Ressalta-se que a fitoterapia é constantemente adicionada às pesquisas e análises no campo científico. Nesse contexto, o estudo avalia as propriedades químicas, toxicológicas e farmacológicas de plantas medicinais e princípios ativos.

 

Como funciona a fitoterapia

As plantas produzem naturalmente substâncias para o seu próprio desenvolvimento. Seja através do crescimento, reprodução, proteção contra fatores ambientais adversos ou sua formação, eles acabam produzindo compostos ativos que têm importantes efeitos terapêuticos no corpo humano.

 

Quando os benefícios associados a essas substâncias são aparentes, elas podem ser usadas em medicamentos fitoterápicos, medicamentos de efeito controlado ou medicamentos industriais. Também há opções com a planta em sua forma natural, por exemplo, chás.

 

É importante observar que os compostos bioativos em plantas são testados, analisados ​​e monitorados por órgãos de saúde pública para garantir que sejam usados ​​de forma correta e segura.

 

Benefícios da fitoterapia

Além dos efeitos positivos para a saúde, a fitoterapia tem outros benefícios, como composição natural, biodiversidade acessível e menos efeitos colaterais. Veja abaixo mais detalhes sobre cada um deles.

 

Composição

Os medicamentos fitoterápicos baseiam-se exclusivamente em substâncias fitoterápicas que fazem parte das ervas medicinais, sem componentes sintéticos.

 

Biodiversidade

Incontáveis ​​espécies de plantas e produtos fitoterápicos abrem oportunidades para a descoberta de novos ingredientes ativos e soluções fitoterápicas. O Brasil, em particular, possui uma grande variedade de vegetais, o que pode estimular o desenvolvimento de tecnologia e oferecer mais oportunidades.

 

Alimentos ricos em fitoquímicos

Muitos alimentos vegetais contêm fitoquímicos importantes em sua formação. Para esta postagem, vamos dar exemplo de um alimento que contêm compostos bioativos benéficos ao corpo humano, que podem ser incluídos na dieta para melhorar a saúde e a defesa corporal.

 

Café

Os fitoquímicos do café, incluindo os ácidos clorogênicos e a cafeína, são provavelmente as substâncias antioxidantes mais consumidas pelos bebedores de café brasileiros. Além de dar sabor à bebida, os ácidos clorogênicos possuem:

 

  • O efeito protetor do DNA contra o estresse oxidativo;
  • Níveis elevados de glutationa (um importante antioxidante), que podem ajudar a reduzir o risco associado a doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.