Quais os erros mais comuns no consumo suplementos alimentares?

Quais os erros mais comuns no consumo suplementos alimentares?

Quando vamos a uma loja de suplementos alimentares nos deparamos com muitas opções, algumas dessas vezes, acabamos por sair de lá com itens desnecessários que ao invés de ajudar pode interferir em nossa saúde.

Os praticantes de esportes e exercícios físicos também podem cometer esses erros. Confira a seguir quais são eles:

Erros cometidos no consumo de suplementos

Pré-hormonais

Os pré-hormonais são comercializados e promovidos como o meio mais fácil de ganhar massa muscular, ajudar a perder peso e aumentar a libido, sendo um tipo de esteróide sem efeitos colaterais, quando, na verdade, os resultados não aparecem através dele e sim de treinos mais intensos, além disso, os efeitos colaterais existem e podem ser prejudiciais.

Suplementos que ajudam a queimar gordura

Pílulas mágicas para emagrecer não existem, o segredo é ter uma alimentação saudável e se exercitar. Muitos suplementos desse tipo possuem substâncias nocivas à saúde e podem alterar a produção de hormônios, desregular o metabolismo, entre outros. No entanto, alguns deles auxiliam no processo de emagrecimento, mas só deve ser usado se a dieta for regrada.

Antes de qualquer coisa, sempre leia o rótulo e procure ajuda de um profissional de nutrição para orientá-lo.

Preço nem sempre é qualidade

Nem sempre o suplemento mais caro será o melhor. Muitas pessoas associam à qualidade ao valor do produto, quando isso é um equívoco. Há suplementos com preço mais em conta que possuem ótimos benefícios, no entanto, cada organismo age de uma forma diferente, portanto, é necessário consultar uma ajuda profissional para identificar qual é o melhor para você.

Depender de suplementos antes do treino

O famoso pré-treino é utilizado por muitas pessoas que praticam atividades físicas intensas, com o objetivo de ter mais energia. Normalmente, os suplementos para pré-treino possuem cafeína, beta-alanina, ribose, arginina, creatina, OKG, etc.  O que faz com que dê mais energia para realizar as atividades.

Mas o uso desta substância diariamente, com o tempo pode fazer com que o corpo se acostume, exigindo o aumento da dose, o que pode ser muito perigosos para o sistema cardiovascular.

Muitas pessoas que usam esse tipo de suplemento não treinam o suficiente para precisar do mesmo, portanto, o ideal é usar o máximo de sua capacidade sem o pré-treino e deixá-lo apenas para os dias de competições ou de muita intensidade.

Abusar da proteína Whey

Há muitas receitas incluindo whey protein, como exemplo, bolo, doce, tortas, mingau e outras, mas não é certo abusar do consumo desse suplemento. Muitas pessoas estão engordando, mesmo praticando exercícios.

A melhor maneira de conquistar um corpo saudável é através dos alimentos e exercícios, os suplementos são indicados apenas para completar a quantidade de nutrientes que não conseguimos tirar dos alimentos, não devem ser usados como a principal fonte, pois servem apenas como auxílio.

Consumir whey em excesso ajuda a aumentar a gordura corporal, desencadear em transtornos hormonais, aparecimento de acne, complicações nos rins, entre outros.

Além disso, há quem tome este suplemento antes de dormir, como ele é de rápida absorção acaba por catabolizar no momento de sono. O correto é consumir uma proteína de absorção lenta.

Os suplementos devem ser um complemento, se forem bem administrados, mas devemos ter em mente que eles não são a solução. A dieta deve ser adequada a prática de exercícios físicos realizadas diariamente. Procure ajuda de um nutricionista e médico esportivo para intensificar seus resultados e saber o que o seu metabolismo precisa.