Vitamina K2 saiba todos os benefícios dessa vitamina incrível

Vitamina K2 saiba todos os benefícios dessa vitamina incrível

Queijos ricos em gordura, ovos e fígado bovino provavelmente não são os alimentos que você pensa primeiro quando se trata de uma dieta saudável para o coração, porém esses alimentos são ricos em vitamina K2.

A vitamina K2 é uma vitamina lipossolúvel encontrada naturalmente em alimentos para animais, que também fornecem gorduras, principalmente gorduras saturadas e colesterol. Por exemplo, gordura de manteiga, queijo, miudezas, ovos e carne de pasto são boas fontes de vitamina K2.

Quais são os benefícios da vitamina K2?

A seguir, os principais benefícios associados a esta vitamina:

  • contribui para a regulação da utilização de cálcio
  • protege o sistema cardiovascular
  • apoia a saúde dos ossos e dentes
  • suporta a absorção de nutrientes
  • apoia o crescimento e o desenvolvimento
  • contribui para um equilíbrio hormonal
  • contribui para a prevenção de pedras nos rins
  • contribui na ingestão de nutrientes
  • ajuda no crescimento e desenvolvimento das crianças
  • contribui para a fertilidade
  • ajuda na função cerebral
  • ajuda na saúde dos nossos dentes

Infelizmente, muitas pessoas não recebem vitamina K2 suficiente de sua dieta.

A vitamina K2 parece ser muito mais eficaz quando é naturalmente ingerida através dos alimentos.

Quais alimentos contêm muita vitamina K2?

As melhores fontes incluem carne de pasto, queijo cru (queijo fermentado) e ovos. Também é produzido por bactérias benéficas no intestino.

Por que precisamos de vitamina K2?

A vitamina assume inúmeras tarefas no corpo. O mais importante é a sua participação no metabolismo do cálcio. A vitamina K2 evita a calcificação das artérias, que podem causar doenças cardíacas.

Se pudéssemos usar a vitamina K2 apenas por uma coisa, seria impedir o acúmulo de calcário no corpo, especialmente nos tecidos moles. Uma ingestão muito baixa de K2 pode promover depósitos nas artérias e no tártaro e contribuir para o endurecimento dos tecidos, o que pode levar a sintomas de artrite, bursite, mobilidade reduzida, rigidez e dor.

Quanta vitamina K2 devo tomar diariamente?

O requisito mínimo de vitamina K2 para adultos é entre 90 e 120 microgramas por dia. No entanto, recomendamos consumir entre 150 e 400 microgramas por dia, de preferência comendo alimentos que contenham vitamina K2 e, se necessário, tomando suplementos.

Pessoas com um risco aumentado de doença cardíaca ou perda óssea podem se beneficiar de uma maior ingestão de vitamina K2 (200 microgramas e mais). Todos os outros podem manter sua saúde com um pouco menos.

Hoje, o K2 é pesquisado principalmente por sua capacidade de prevenir doenças ósseas e vasculares. Sabe-se agora que certos medicamentos, incluindo inibidores como o fenprocumon e a varfarina, podem afetar a maneira como a vitamina K2 funciona no organismo.

Nos próximos anos, podemos contar com outras descobertas, por exemplo, como o K2 influencia a circulação sanguínea (hemostasia), metabolismo do cálcio, controle do crescimento celular, apoptose, transmissão de sinais e matriz óssea.

Observações finais

A vitamina K2 (menaquinona) é uma vitamina lipossolúvel que apóia o metabolismo do cálcio e contribui para um coração, ossos e dentes saudáveis. Também ajuda a regular o equilíbrio hormonal.

Um aumento da ingestão de vitamina K2 através dos alimentos traz muitos benefícios para sua saúde. Dessa forma, você pode reduzir o risco de endurecimento das artérias, aterosclerose, cárie dentária, cárie dentária, pedras nos rins e distúrbios hormonais.

A vitamina K2 parece ser muito mais eficaz se for ingerida naturalmente através dos alimentos e a necessidade não for atendida através de suplementos.

Cubra suas necessidades de vitamina K2 com queijo cru (fermentado) e outros produtos lácteos com alto teor de gordura. Ovos, fígado e carne escura também fornecem muita vitamina K2.

Caso queira mais informações, entre em contato com a nossa equipe.